segunda-feira, 12 de setembro de 2011

"Catupiry Caseiro" ou "Requeijão Baldinho" do "Chef Álvaro Rodrigues"

gente mais uma preciosidade de receita, retirei daqui: http://deliciasbypriscila.blogspot.com/2008/07/catupiry-caseiro-do-chef-lvaro.html

Catupiry Caseiro
do Chef Álvaro Rodrigues

Ler as receitas do Chef Álvaro Rodrigues na Internet é ficar sem um monte de informações extras.

Ele é o tipo de professor que a gente tem que assitir o preparo dele, nem que seja colocar para gravar em DVD. Medidas, pesos, tamanhos, dicas, fornadas, detalhes importantíssimos, o Chef Álvaro Rodrigues conta tudo.

Foi numa dessas dicas que ele ensinou na televisão o Catupiry Caseiro dele. Eu não entendi até hoje porque não colocaram a receita na Internet, nem no site dele consta esta receita.

Ele ensinou esta receita no 1.o semestre de 2001, no antigo Note & Anote da Tv Record, na época apresentado pela Claudete Troiano. Ele chamou de Requeijão Baldinho, porque não podia fazer menção da marca. Para quem não sabe Catupiry é marca.

A Claudete falou assim: Você está usando o Requeijão Baldinho comprado? Ele disse que não, o Requeijão Baldinho que ele estava usando na receita era um caseiro preparo por ele mesmo e completou que voltaria outro dia no programa para ensinar a receita. A Claudete Troiano, que agradeço muito, ficou insistindo do tipo forçando a barra, para ele contar de boca mesmo. Ela conseguiu. Enquando o Chef Álvaro refogava na caçarola ele contou como se prepara o Requeijão Baldinho caseiro dele (nosso Catupiry):


Catupiry Caseiro
do Chef Álvaro Rodrigues:

(rende certinho 400 g - ou um recipiente de 500 ml de capacidade):

  • catupiry de corte (aquele tipo Requeijão mineiro de pedaço) = 60 g creme de arroz (são certinhos 3 colheradas mãezona gordas)
  • catupipry bisnaga (aquele mole de pizza) = 40 g de creme de arroz (são certinhos 2 colheradas de sopa normais)
  • 250 ml de leite integral
  • 6 g de sal ( 1 colher de chá cheia)
  • 50 g de manteiga sem sal (de verdade que dará o sabor ao nosso catupiry)
  • 50 g queijo parmesão ralado
  • 50 g de mussarela ralada ou picadinha
  • 100 g de creme de leite tipo UHT (que dá certinho 3 colheradas de sopa gordas ou 1/2 caixinha de 200 g)


Maizena
(amido de milho) x Creme de Arroz x Fécula de Batata:

  • A 1.as levas foram preparadas aqui em casa com Creme de Arroz, a caixinha acabou.
  • Então eu passei a usar Fécula de Batata, o resultado ficou tão bom quanto.
  • O Creme de Arroz fica junto com a Maizena na prateleira do supermercado, também é uma caixinha azul pequenina do supermercado com nome de Arrozina.
  • Pode fazer com Maizena, pode.
  • Para congelados o perfeito é Fecula de Batata ou Creme de Arroz.


Pilotando a Cozinha conforme o Preparo do Chef Álvaro:



Faça um bechamel grosso na caçarola (fecula de batata, leite, sal, manteiga, parmesão e mussarela).

Engrossou ficando bem consistente, transpira para o copo do liquidificador. Bata com creme de leite UHT por 5 minutos. Irá emulsionar dentro copo. Coloque em pote de plástico com tampa ou coloque direto dentro de um saco resistente.

Eu gosto de usar aquele saquinho de celofane de embalar pão-de-mel e doces, tem dele de todo tamanho em casas boleiras. Ele é resistente, melhor que saco de freezer simples de supermercado, quando a gente aperta ele como uma bisnaga, ele não estoura.

Faça um nó bem rente ao conteudo. A sua bisnaga de Catupiry Caseiro improvisada e eficiente está pronta.

Quando gelar estará pronto para ser utilizado como quiser. Dura 7 dias dentro da geladeira. Eu na gaveta superior de refrigeração forte da minha geladeira nova da Brastemp.

Este Catupiry é aquele perfeito para ser utilizado em congelamentos, porque ele é preparado com creme de arroz e não amido de milho.

É uma versão melhorada da antiga receita que eu já tinha, o Catupiry da minha sogra Dona Lavinia. Eu já fiz com Creme de Arroz até a caixinha acabar. Hoje eu só faço com Fécula de Batata. Eu uso ele em todas as receitas que faço aqui em casa e que vendo sob encomenda.

Nenhum comentário: